O uso das redes sociais no despertar das mais variadas vocações na juventude
13 de junho de 2018
Novo ciclo de catequeses do Papa é dedicado ao sacramento da Crisma
13 de junho de 2018

Dia Nacional da Juventude 2018 pede construção de uma cultura de paz

 

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) deste ano terá como tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”, e lema: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Em consonância com a Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência”, o DNJ que acontece no dia 21 de outubro, já tem cartaz oficial.

A identidade do cartaz traz a cultura de paz e superação da violência, mostrando o rosto de jovens que são vítimas da violência mas também protagonistas na busca pela paz. O objetivo é interpelar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e mostrar a importância do papel do jovem neste processo.

 

O cartaz foi elaborado pelo padre Cleber Faria Silva e Flávio Medeiros, membros da equipe de mídias sociais e design dos Jovens Conectados. “O cartaz traz recortes de revistas e jornais com o rosto sofrido da juventude que vive e experimenta a violência. A superação deste problema é o rasgo na altura dos olhos dos jovens, com um fundo branco, cor da paz, com a palavra PAZ em destaque e na cor azul. O principal objetivo desse processo criativo é que as pessoas se incomodem mesmo com o cartaz e que ele nos provoque e nos deixe angustiado mas com vontade de romper com esta cultura de guerra”, explica padre Cleber.

Em 2018, o DNJ é ainda mais especial para os jovens brasileiros porque no mesmo mês acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Na reunião pré-sinodal, ocorrida no último mês de março, o documento escrito ressalta que os jovens pedem uma Igreja autêntica, corajosa na hora de reconhecer os erros e enraizada no Evangelho.

História do DNJ

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

FONTE: CANÇÃO NOVA E JOVENS CATÓLICOS