Conversão é tema da 4ª Noite do Festejo de São Benedito
21 de agosto de 2018
Conselho Pastoral faz ajustes finais ao texto-base da Campanha da Fraternidade 2019
22 de agosto de 2018

Sínodo 2019 e crise climática no III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal

Entre os dias 20 e 23 de agosto, os responsáveis por 56 dioceses e prelazias locais participam do III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, na Casa de Encontro Maromba, em Manaus (AM). O objetivo é partilhar experiências, criar metas em conjunto a partir da Amazônia brasileira e aprofundar questões relacionadas ao Sínodo de 2019 cujo foco está no olhar para a região.

A atividade é organizada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e Comissão Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, que reunirá cerca de 55 bispos de toda a Amazônia brasileira, contou com a participação, na mesa de abertura, dia 20 de agosto, do cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, presidente da Repam da Comissão Especial para a Amazônia. Também participaram dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus e dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima e presidente do Regional Norte 1 da CNBB.

De acordo com o cardeal Hummes este encontro é marcante e histórico para a Igreja da Amazônia em razão de as questões da região e do meio ambiente serem o temas do Sínodo para a Amazônia, em 2019. “A Igreja visa encontrar novos caminhos para sua presença e atuação missionária na região. A crise climática e ecológica mundial torna ainda mais atual o tema. Também a nova evangelização promovida pelos últimos papas faz parte do contexto”, afirmou o cardeal.

O presidente do Regional Norte 1 da CNBB, dom Mário Antônio da Silva, recordou o Sínodo interpela os bispos da região a caminharem juntos. A exemplo do papa, convidou os presentes a olharem especialmente para situação dos refugiados e imigrantes venezuelanos. “O mundo espera da Amazônia uma proposta concreta e séria de uma ecologia integral que priorize as pessoas e as comunidades”, disse.

Na programação da atividade haverá também uma análise de conjuntura que contará, entre outros assessores, com o procurador da República, Felício Pontes. Outro ponto alto da atividade é a partilha das realidades e trocas de experiências dos bispos em vista de uma Igreja com rosto Amazônico.

Sínodo para Amazônia – Convocado pelo papa Francisco para ser realizado em outubro de 2019, o Sínodo para a Amazônia será o grande destaque do encontro. Ele será apresentado aos bispos pelos brasileiros membros do Conselho Pré-Sinodal, cardeal Cláudio Hummes, dom Neri Tondello, dom Roque Paloschi, dom Erwin Krautler e irmã Maria Irene Lopes.

Também participam a equipe de especialistas que contribuíram na elaboração do Documento Preparatório: padres Justino Rezende e Paulo Suess, uma liderança do povo Tuyuka, a professora Márcia Oliveira e um representante do Peru, Peter Hughes.

Em processo de realização, já que o Sínodo teve sua abertura em janeiro, em Porto Maldonado, como afirmou o papa Francisco por ocasião da visita ao Peru, as dioceses da Pan-Amazônia promovem momentos de escuta dos povos em todo o território Amazônico. O encontro será oportunidade de apresentar aos bispos as atividades realizadas e os materiais produzidos que podem contribuir com a dinâmica sinodal.

Para o bispo de São Gabriel da Cachoeira, dom Edson Damian, os bispos da região terão que levar ao Sínodo o que vem da base, o que as comunidades vão apresentar, um mapeamento de onde e da situação dos povos indígenas, os ribeirinhos e povos tradicionais. Estes, na avaliação do religioso, precisam ser os principais protagonistas a serem escutados com muito respeito e sensibilidade pastoral.

Com informações de Paulo Martins – Assessoria de Comunicação Repam  e de Ana Paula – Assessora de Imprensa da Arquidiocese de Manaus (AM).

Fonte: CNBB