Meditando a Palavra do Senhor com Pe. Gildenor – Solenidade de Pentecostes – ANO C
8 de junho de 2019
PARÓQUIA DE MATÕES SEDIA SEMINÁRIO DIOCESANO DA ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS
10 de junho de 2019

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E SÃO JOSÉ INICIA PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA PASCOM,EM CAXIAS

A Pascom da Matriz,como já é chamada,tá em pleno processo de animação para a sua implantação como pastoral.  A nova equipe coordenadora da Pascom da Paróquia de Nossa Sra. da Conceição e São José traz uma proposta integradora(base dessa pastoral),e  terá um importante papel como colaboradora da imagem publica da igreja local a frente dos meios de comunicação em geral. Servirá às comunidades,pastorais e movimentos da paróquia,fortalecendo a comunhão entre todos e todas . “Sejam bem-vindos(as) à Pascom: uma pastoral com vocação para a integração,que atua com a fé e a técnica!”.

Conheça um pouco da rica história da Igreja Matriz,de Caxias-MA

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São José, a “Igreja Matriz da cidade”,como é mais conhecida, traz registros históricos importantes para a cidade de Caxias,que dão conta,inclusive, de sua construção por volta do ano de 1735.
Marco inicial da fé católica na cidade, o templo foi palco de importantes momentos históricos do município.Um dos mais importantes foi a assinatura da adesão de Caxias a Independência do Brasil, em 1823, além da Guerra da Balaiada, nos anos de 1839-1840 e da realização do 1º Congresso Eucarístico Sacerdotal em 1938. O monumento erguido na frente da Igreja, uma réplica do cristo redentor, foi construído para marcar o evento que durante uma semana reuniu as principais autoridades religiosas e civis do Maranhão e Piauí.
A Paróquia tem a frente o Pe. Raimundo Nonato Rios Santos (Pe. Rios). Durante o ano é responsável por celebrações e procissões vivenciadas há várias gerações como a procissão do encontro, que há mais de um século atrai fiéis de todas as idades no período da semana-santa.
Com muita animação, pastorais e grupos fazem o rosto da Paróquia e durante todo o ano são os principais agentes na evangelização de um grande espaço geográfico que abrange uma parte do centro histórico de Caxias e diversos povoados na zona rural.

 

Fonte: https://www.facebook.com/matrizcj/