Edital cf 2022: propostas de identidade visual deverão ser encaminhadas até o dia 17 de maio
29 de abril de 2021
Paróquia NEWS (Informativo Paroquial) edição#4
1 de maio de 2021

Incentivar o trabalho de pesquisadores e trazer iniciativas pastorais são apostas da 53ª edição dos prêmios de comunicação da cnbb

Os Prêmios de Comunicação foram criados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para explicitar o reconhecimento público da Igreja Católica Apostólica Romana ao trabalho meritório de profissionais da comunicação social nos diversos meios que apresentaram suas obras e se distinguiram pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho.

Com cerimônia de entrega prevista entre agosto e outubro deste ano, a 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB segue com inscrições abertas até o dia 23 de maio para trabalhos realizados entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

Neste ano, segundo o coordenador dos Prêmios, Rafael Alberto, a iniciativa ainda acontece em meio a uma onda crescente de contaminações e mortes pelo novo coronavírus. “Nossa expectativa inicial era realizar a cerimônia de entrega dos prêmios presencialmente em Brasília, na nova sede da CNBB”, conta.

Para garantir a segurança de todos os envolvidos e reiterar a posição da Conferência de valorização da vida, o coordenador dos Prêmios explica que para a 53ª edição haverá uma festa remota. “A ideia é entregar os troféus nas cidades dos premiados, o que também dará uma perspectiva da diversidade das regiões do nosso país”, disse Rafael.

Desde que o edital da 53ª edição foi lançado, em novembro de 2020, a coordenação dos Prêmios já recebeu mais de 160 trabalhos inscritos (somando todas as categorias). Além dos prêmios tradicionais (Cinema, TV, Rádio, Internet/Redes Sociais e Imprensa), a grande novidade nesta 53ª edição são as duas novas categorias – o Prêmio Papa Francisco (para teses de Doutorado e dissertações de Mestrado) e o Prêmio Pastoral Kerigma (para trabalhos da Pastoral da Comunicação).

Rafael Alberto explica que, com a categoria Papa Francisco, a CNBB quer valorizar o trabalho de reflexão de pesquisadores que pensam a relação entre comunicação e catolicismo. “É um prêmio que procura motivar a atividade científica nas áreas das ciências humanas, tão necessárias para a compreensão dos fenômenos sociais que nos tomam no dia a dia”.

Já a categoria Kerigma foi decidida antes mesmo dos desafios impostos pelo novo coronavírus. “Tal iniciativa quer fazer com que os trabalhos dos agentes da pastoral tenham a mesma oportunidade de outras produções maiores, que contam com recursos profissionais, de serem destacados como um serviço pertinente de propagação dos valores cristãos”, informou Rafael.

Para Rafael, é significativo que a primeira entrega dessa categoria seja realizada durante a pandemia, pois as restrições para a celebração da missa nas paróquias revelou-se um enorme desafio sobretudo para a Pascom, que tem respondido com ações criativas e bonitas. “Será lindo poder destacar essas ações, para que outras paróquias possam seguir o exemplo”, finalizou.

Inscrições – saiba como realizar

Para realizar a inscrição – até o dia 23 de maio – e obter mais informações sobre a 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB basta entrar no seguinte endereço: www.premios.cnbb.org.br

Acesse a carta de lançamento do edital: Carta de lançamento da 53ª Edição

Acesse o edital: Edital da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação 

Outras informações em: https://premios.cnbb.org.br/