MEDITAÇÃO NATALINA 2022. OSMP
Dia Mundial da IAM
6 de janeiro de 2023

COMUNICADO EPISCOPAL

Tendo já iniciado nosso Ano Litúrgico no I Domingo do Advento, nos alegramos também com início do Novo Ano Civil 2023 e sob a proteção de Santa Maria Mãe de Deus, rezando pela paz e fazendo memória do Papa Emérito Bento XVI que terminou sua corrida e lembrando Pelé falecido, expressão maior do futebol mundial. Mas, ainda neste primeiro dia do Ano acompanhamos com atenção seja a posse do presidente Lula para terceiro mandato que o início de mandato dos novos governadores. Feliz Ano Novo!

Para nós Diocese de Caxias 2023 inicia com bençãos visíveis do Senhor.

} O Pe. Reginaldo Bueno dia 04/01 será apresentado na paróquia São Benedito como Vigário Paroquial;

} Os Diáconos Permanentes da diocese nos dias 06-08/01 terão Retiro e Assembleia eletiva para escolher Comissão Diocesana dos Diáconos, no Centro de Treinamento, e encerrarão dia 08/01 com Missa na Catedral as 11h00;

} O diácono Wyllian Kelson será ordenado Presbítero dia 07/01, as 17h00, na sua paróquia de origem São Francisco em Timon;

} O Pe França fará Ano Sabático junto à fraternidade Jesus Sacerdote, em Barretos, São Paulo;

Das transferências:

} O Pe Gothardo assumirá como pároco a paróquia Nossa Senhora das Graças, em Caxias, a partir de março;

} O Neo sacerdote Wyllian Kelson Administrará a partir de fevereiro a paróquia São Raimundo Nonato, em Gov Eugênio Barros.

Dos ministérios

} Os seminaristas Rafael e Rayson, tendo terminado 3° ano de Teologia na PUC-Minas em Belo Horizonte, dia 28/01, na Catedral, receberão Ministério de Acólito;

} O seminaristas Julian, que está no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro e este ano fará terceiro ano de teologia, receberá Ministério de Leitor também dia 28/01 na Catedral.

Do Seminário Maior São José

} Neste ano a diocese de Caxias contará com 21 seminaristas;

} Os seminaristas Sildo e Valdenilson terminaram teologia em 2022: o Valdenilson irá a Lagoa do Mato para ano pastoral e Sildo, continuará formação no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro e fará Mestrado em Direito Canônico;

} Cinco seminaristas farão ano pastoral em 2023: o Hernesto irá a Lagoa do Mato com Valdenilson; o Donizete a Gov Eugênio Barros com Neo sacerdote Wyllian Kelson; o Rodrigo, Rafael e Domingos farão ano pastoral numa experiência piloto residindo no conjunto habitacional Vila Paraíso, Caxias, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Da pastoral

} As Reuniões do Conselho Diocesano de Pastoral já foram agendadas:

– dia 04 de março, das 08h-14h;

– dia 17 de junho, das 08h-14h;

– dia 23 de setembro, das 08h-14h.

} Assembleia Diocesana de Pastoral para elaboração do Novo Plano Quadrienal: dias 10-12 de novembro.

Do Clero

} Retiro anual: 27-30 de março

} Reunião do Conselho Presbiteral e Consultores:

– 31 de março, 8h-12h

– 03 de agosto, 8h-12h, São Luís;

– 06 de novembro, 14h

} Reunião do Clero:

– 31/03, as 14h início;

– 03 de agosto, as 14h início, São Luís;

– 07 de novembro, das 8h-12h

} Lazer do Padres: 17-21/04 em Luís Correia – PI.

Missa Crismal

} Bençãos e Consagração dos Óleos:

dia 30 de março, 17h, na Catedral.

Que o Senhor nos permita perceber neste Novo Ano os sinais de sua benevolência e nos comprometa com seu Reino de justiça e paz.

Em Cristo Jesus, fiat voluntas tua, Dom Sebastião Lima Duarte

Bispo de Caxias-MA