Sobre a Diocese

A Diocese de Caxias está situada geograficamente no leste do Estado do Maranhão. Sua população atinge aproximadamente 700.000 habitantes. Criada em 22 de julho de 1939 pela Bula “Si qua diocesis nimia” do Papa Pio XII, foi desmembrada da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Até hoje quatro Bispos foram seus pastores: Dom Luiz Gonzaga da Silva Marelim, que governou durante 40 anos, Dom Jorge Tobias de Freitas, que esteve 6 anos a frente da Diocese, Dom Frei Luís D’Andréa que permaneceu no pastoreio por 22 anos, Dom Vilson Basso, que tomou posse em junho de 2010 e atualmente Dom Sebastião Lima Duarte.
Da histórica cidade de Caxias no Maranhão, o Bispo Dom Sebastião administra os trabalhos pastorais no Palácio Episcopal, construído no final da década de 30 especialmente para esse fim
Na época da criação da Diocese de Caxias era comum a navegação pelo rio itapecurú através de barcos a vapor e pequenas balsas empurradas a vara. O trabalho de evangelização dos primeiros padres em visitas pastorais era feito através desses meios e em grande parte em lombo de animais. As chamadas “desobrigas” levavam a deslocamentos bem distantes com muitos dias de viagem.
No ano de sua criação em 1939, a Diocese de Caxias contava com 9 Paróquias. Esse número foi aumentando gradualmente de acordo com o crescimento populacional.