Virgem Maria, Mãe da Igreja. Dom Sebastião Lima Duarte
Comunicado Diocesano
21 de setembro de 2023

Rumo ao 15º Intereclesial

As celebrações litúrgicas do 15º Intereclesial revelam o nosso jeito de ser Igreja

Fr. Zeca – Comunica15 O Roteiro das Celebrações para o 15º Intereclesial das CEBs já está pronto! As celebrações representam uma fidelidade ao nosso jeito de ser Igreja nas Comunidades Eclesiais de Base. É a fé em Jesus Cristo nas diferentes realidades onde as nossas comunidades estão inseridas. Por isso, sabemos que as celebrações litúrgicas realizadas nos Intereclesiais sempre deixam marcas em nossas vidas. Fortalecem a nossa caminhada profética na Igreja e na sociedade.

A experiência dos Intereclesiais

No documento 92 da CNBB, Mensagem ao povo de Deus sobre as comunidades eclesiais de base, encontramos a seguinte afirmação sobre os Intereclesiais:

Os Encontros Intereclesiais das CEBs são patrimônio teológico e pastoral da Igreja no Brasil. Desde a realização do primeiro, em 1975 (Vitória – ES), reúnem diversas dioceses para troca de experiência e reflexão teológica e pastoral acerca da caminhada das CEBs. Foram treze encontros nacionais, diversos encontros de preparação em várias instâncias (paróquias, dioceses, regionais) e, desde a realização do 8º Intereclesial ocorrido em Santa Maria – RS (1992), são realizados seminários de preparação e aprofundamento dos temas ligados ao encontro.

Manifestação visível da eclesialidade das CEBs, os Encontros Intereclesiais congregam bispos, religiosos e religiosas, presbíteros, assessores e assessoras, animadores e animadoras de comunidades, bem como convidados de outras igrejas cristãs e tradições religiosas.

Delegados da Diocese de Caxias

– Diácono Permanente Nicolau de Jesus Bezerra