De acordo com a lei providencial nº 13, de 08 de maio de 1835, foi criada a freguesia de São Benedito, e a capela foi elevada a matriz no ano seguinte. A partir de então, a nova igreja passou por transformações para se adaptar a um número de devotos que tinha muito aumentado. Durante a revolta da balaiada, as dependências da igreja serviram como abrigo durante o cervo dos revoltosos. Em 1858, já com recursos do governo provincial, a igreja ganhou mais uma torre, agora ao lado da epístola, além da construção do consistório. Em 1872, a igreja encontrava-se bastante deteriorada, recebendo urgentes reformas, entre elas, a construção de uma nova capela-mor, da sacristia e do consistório nas laterais. A nave foi ampliada, e a torre do lado da epístola foi concluída. A arquitetura se mantém até hoje.