Festa de 85 Anos da Diocese de Caxias do Maranhão
19 de julho de 2024
Hino da 14ª Romaria Regional da Terra e das Águas e Equipe Ampliada
2 de agosto de 2024

“Pedi, pois ao Senhor da Messe” (Mt 9,38). MÊS DE AGOSTO – MÊS DAS VOCAÇÕES 2024“Pedi, pois ao Senhor da Messe” (Mt 9,38).

Queridas irmãs e irmãos na vida Religiosa Consagrada, estimados Sacerdotes e amados irmãos no Laicato.

“Pedi, pois ao Senhor da Messe” (Mt 9,38)

Conselheiros e conselheiras, povo de Deus das Paróquias desta Diocese.

Por Cristo!

Rezem pelas vocações, incentivem os jovens á vida Religiosa e sacerdotal. A vida religiosa no atual cenário apresenta grandes desafios: a diminuição dos membros em muitos Institutos e o seu envelhecimento e outros. Portanto, Em nome da vida Religiosa presente em Caxias, pedimos que vocês rezem e incentivem as vocações não só no mês vocacional, mas todos os meses do ano, todos os dias.

“O mês de agosto é especial para a Igreja, pois recordamos e rezamos por todas as vocações. Igreja: uma sinfonia vocacional é o tema e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9,38). Ao longo de todo o ano litúrgico a Igreja utiliza alguns meses do ano para algumas celebrações especiais, como por exemplo: Mês da Bíblia em setembro, mês das Missões em outubro, mês do Rosário e das missões em outubro, mês de Maria em maio, e o mês vocacional em agosto conforme estamos falando. São os meses temáticos.

Durante esse mês de agosto recordamos no primeiro Domingo a vocação ao ministério ordenado, somos convidados a rezar por todos os diáconos, padres e bispos para que sejam perseverantes em sua vocação. E ainda, pedir à Deus mais operários para messe, pois a messe é grande e os operários são poucos. Temos que rezar para que mais jovens deem o sim a Deus e perseverem no caminho, pois sem sacerdotes não teremos Eucaristia e sem Eucaristia não teremos Igreja.

No segundo domingo do mês recordamos a vocação à família e à paternidade, recordando o dia dos pais. Ao longo dessa semana somos convidados a refletir sobre a importância da família na sociedade e como cada família pode ser sinal da presença de Deus para a sociedade. É nas famílias que se aprendem os verdadeiros valores, e aprende-se as primeiras orações do cristão. A família é a Igreja doméstica e família que reza unida permanece unida. “Família e amizade” é o tema da Semana Nacional da Família.

Terceiro domingo do mês recordamos a vocação a vida religiosa e consagrada, os religiosos animam a vida da Igreja e ajudam em diversas pastorais nas inúmeras paróquias onde atuam. Muitos religiosos também estão à frente de paróquias e comunidades, ou ainda, à frente de escolas, hospitais e casas de acolhida. Iniciamos com a Solenidade da Assunção de Maria que nos mostra o nosso destino final do qual a Vida Consagrada é sinal.  Rezemos para que muitos jovens possam abraçar a vocação, a vida religiosa e consagrada e as diversas congregações possam continuar a sua missão.

Por fim, o quarto domingo, recordamos a vocação laical e de catequistas, todos os batizados são chamados a ser sacerdotes, profetas e reis, e ainda, discípulos e missionários de Jesus. Os catequistas são o braço direito do padre, e ensinam em nome de Deus e da Igreja. Ser catequista do mesmo modo que qualquer outra vocação é um dom, um chamado de Deus, por isso, rezemos pela perseverança daqueles que já são catequistas, e que novas pessoas possam aceitar esse chamado”.

Carinhosamente em Cristo,

Equipe de coordenação da CRB- Caxias- MA