Carta da 14ª Romaria da Terra e das Águas ao Povo de Deus
8 de agosto de 2024
Grito dos excluídos e das excluídas 2024: Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?
22 de agosto de 2024

AMADOS IRMÃOS E IRMÃS NA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA E NAS MAIS DIVERSAS EXPRESSÕES DE VIDA RELIGIOSA, LEMBARNDO AS NOVAS COMUNIDADES

Neste terceiro domingo, refletimos e rezamos pela vocação à vida consagrada em suas diversas expressões: religiosos, monásticos, contemplativos, seculares, Ordo virginum, eremitas e sociedades de vida apostólica.

Queridos irmãos e irmãs, o terceiro domingo do mês de agosto, mês vocacional, celebrado na Igreja, celebra a vocação à vida consagrada. Neste ano somos convidados e convidadas a vivermos essa grande sinfonia vocacional.  As mulheres e homens chamados para esta opção de vida são conhecidos como irmã, irmão, freira, frei, religioso, religiosa, frade. Estão agregados em várias Ordens, Congregações, Sociedades, Institutos orientados pela *CRB e **CNIS. Residem em conventos, mosteiros, casas religiosas, casas paroquiais, vivem uma vida contemplativa e ativa. Cada família religiosa tem o seu carisma, o seu dom que indica o rumo dos trabalhos evangelizadores. Por exemplo, aqui na Diocese de Caxias – MA temos 10 congregações: as Irmãs Josefinas que tem o carisma de defender e proteger as crianças, adolescentes e jovens que são perseguidos e vivem em situação de vulnerabilidade, assim como, apoiar e zelar os sacerdotes em sua missão e tem a espiritualidade de São José. As irmãs Missionárias Capuchinhas vivem a espiritualidade de São Francisco      especialmente o amor aos pobres: a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo! Atuam nos abrigos, colégios e hospitais. Ordem dos Frades Menores Capuchinhos são chamados à forma de vida dos apóstolos e um retorno ao ideal de São Francisco e de seus primeiros companheiros. Cuidam das pessoas que tem peste, dos presos nas cadeias e dos doentes nos hospitais. Trabalham na educação, saúde, migrantes, apostolado, caridade, crianças, jovens. As irmãs de Nossa Senhora das Dores: atuam na educação e evangelização, viver o amor por amor; a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora (Notre Dame: atuam na educação: catequese, escolas e na formação de agentes pastorais; o Instituto das Irmãs Franciscana de Assis: vivem o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo na obediência e na caridade. As Irmãs Missionárias da Ação Paroquial: atuam nos trabalhos pastorais; As Irmãs São José de Concórdia: atuam nos projetos e ações sociais, na defesa das crianças pobres e abandonadas; As Irmãs Franciscanas de Susa; chamadas a expressar a maternidade espiritual, tendo como carisma o ministério da caridade materna.  Padres Oblatos de São José e a Fraternidade dos Irmãos Paroquiais de Nossa Senhora da Glória, que está em processo de ereção canônica.

A consagração evidencia a doação integral de si a Deus, de serviço total a Ele e às pessoas. O sinal visível da consagração na vida religiosa é a profissão dos chamados conselhos evangélicos ou votos: pobreza, obediência e castidade. A vida consagrada requer um seguimento mais radical, uma disponibilidade maior para viver o discipulado. A vida religiosa é uma vida de comunhão. Em primeiro lugar a comunhão com Deus, fonte e origem de tudo e de todos. É a busca de Deus, é a busca do seu reino e da sua justiça, é vida de oração e contemplação, é intimidade. É comunhão com a Igreja enriquecendo-a com o carisma, participando da missão evangelizadora. A terceira forma de comunhão, é a vida fraterna entre os membros da comunidade. É unidade no mesmo espírito, o beber e o alimentar-se na mesma fonte, ter em comum a mesma inspiração da fundação. Também, requer-se uma estrutura adequada para propiciar a comunhão de vida. A vida religiosa no mundo é um testemunho de Cristo é um sinal profético num mundo fascinado pelo ter e fazer; vida consagrada valoriza o ser como dom gratuito.

Parabéns a todos os religiosos e religiosas do mundo inteiro de modo especial aos religiosos e religiosas da Diocese de Caxias – MA.

Ir. Nancy, IJ. Núcleo CRB da Diocese de Caxias – MA.

* CRB = Conferência Nacional dos/as Religiosos/as do Brasil.

** CNIS = Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil. A Conferência Nacional dos Institutos Seculares, congrega os Institutos Seculares existentes no Brasil e atua como Organismo de Comunhão e Diálogo da CNBB.