FRANCISCUS,
UM NOME, intuido de uma sugestão do Cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes ao dizer: não esqueça dos pobres;
UMA MISSÃO, recebida da Igreja e vivida para todos, sem deixar de torna-la mais servidora;
UMA INSPIRAÇÃO recebida de Francisco de Assis, das Chagas e do amante da obra da criação;
UM BISPO DE ROMA, como gostava de chamar a si mesmo, sucessor na catedra de Pedro, portanto;
UM PASTOR UNIVERSAL, pois como bispo de Roma preside às Igrejas locais na caridade, como dizia Santo Inácio de Antioquia, recebendo uma missão universal para a Igreja e indo ao encontro de outros crentes;
UM LATINO AMERICANO COERENTE que vivia no original a práxis cristã e pela primeira vez na história da Igreja a periferia ressoa na basílica e nos palacios do Vaticano e se faz sentir por dentro num novo jeito da Igreja ser: a realidade da vida, do mundo e do planeta importa, os sinais de morte devem ser transformados em sinais de vida pela força do Ressuscitado.
A Diocese de Caxias do Maranhão vive esta Segunda-feira na Oitava da Páscoa em unidade com toda a Igreja e antes de viver um luto, tributa ao Senhor um Sacrifício de Louvor numa gratidão imensa pela vida e missão do nosso Santo Padre, o Papa Francisco.
Determino que se repique os sinos de nossas igrejas hoje ao meio dia e que ao ressoar o som dos badalos rezemos em favor de Papa Francisco e pedindo que a Trindade Santa nos envie em breve um novo Bispo de Roma e que seja segundo o coração de Jesus, o Cristo.
Determino ainda neste tempo de velório aos que tem dever de rezar a Liturgia das Horas, nas Vésperas, colocarem intenção do Papa Francisco e seja colocada também nas missas a intenção dele e no dia do sepultamento do Santo Padre seja realiza missa às 12h00 na Catedral, nas Paróquias, no Santuário São Francisco das Chagas e no Seminário Maior São José.
Nomeio o Pe Gianluigi Zuffellato, o nosso Pe Jan, como Delegado Episcopal para o funeral do Papa Francisco, assim estaremos lá representados.
Que assim como ontem, Domingo da Ressurreição 2025, o Papa Francisco saudou a Igreja militante na praça São Pedro que nesta Segunda-feira da Oitava de Páscoa seja ele acolhido na Igreja celeste e na misericórdia do Pai receba do Bom Pastor o abraço por ter vivido a Caridade, até mesmo em relação aos seus algozes.
Em Jesus, o Cristo,
fiat voluntas tua,
Dom Sebastião Lima Duarte
Bispo de Caxias-MA