BISPOS

Dom Luís Gonzaga da Cunha Marelim
Dom Luis Gonzaga da Cunha Marelim, C.M. (Salvador, 17 de abril de 1904 — Salvador, 21 de dezembro de 1991), foi um bispo da Igreja Católica e primeiro bispo da Diocese de Caxias no Maranhão. Nascido em Salvador na Bahia, membro da Congregação da Missão, foi formado no Seminário do Caraça. Concluiu seus estudos na Casa-mãe do seu Instituto na França, sendo considerado culto, piedoso e inteligente. Após isso, trabalhou na formação de seminários - como era a prática da Congregação da Missão - na direção dos seminários diocesanos e formação do clero.
Dom Jorge Tobias de Freitas
Dom Jorge Tobias de Freitas (Palmeira dos Índios, 14 de junho de 1935) é um prelado católico brasileiro, e bispo emérito da Diocese de Nazaré.
Dom Luis d'Andrea
Dom Luís D"Andrea era italiano e membro da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Em sua congregação religiosa, atuou como formador e pároco. Era especialista em Teologia Pastoral Latino-americana e em parapsicologia. Foi nomeado Bispo de Caxias, no Maranhão, em 1988. Durante seu episcopado, acompanhou a Catequese e a Pastoral Familiar no Regional Nordeste 5 da CNBB. Nos últimos anos, dom Luís vivia no Convento dos Franciscanos Conventuais, em Fortaleza (CE).
Dom Vilson Basso
Dom Vilsom Basso nasceu em 16 de fevereiro de 1960, é um padre dehoniano e bispo católico brasileiro. É o atual bispo diocesano de Imperatriz, no Maranhão. Seu lema episcopal é “Ecce Venio Domine” (“Eis-me aqui, Senhor”). Presbiterato Dom Vilsom fez seus estudos de filosofia em Brusque, e de teologia, em Taubaté. Possui especialização em Planejamento Pastoral pela Universidade de Bogotá (Colômbia). Foi Ordenado presbítero em 1985. No estado do Maranhão, foi vigário nas paróquias de Santa Inês e Alto Alegre, e pároco em Santa Luzia e no santuário Nossa Senhora da Conceição, em São Luís. Posteriormente atuou como vigário paroquial do santuário São Judas Tadeu, em São Paulo, e como formador em Cagayan de Oro, nas Filipinas. Episcopado Em março de 2010 foi nomeado bispo de Caxias do Maranhão, por ordem do papa Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal no dia 30 de maio daquele mesmo ano a partir das mãos de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. No dia 19 de junho de 2010, foi empossado como o quarto bispo daquela diocese. Foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, durante a 53ª Assembleia-Geral daquela Conferência, recebendo 171 dos votos do total de 273 votantes, alcançando assim a maioria absoluta de 138 votos requerida para o cargo. No dia 19 de abril de 2017, foi nomeado bispo da Diocese de Imperatriz, no Maranhão, transferido da Diocese de Caxias pelo Papa Francisco.
Dom Sebastião Lima Duarte

5º bispo da Diocese de Caxias do Maranhão – (Atual bispo em exercício) Dom Sebastião Lima Duarte (Carutapera – MA  03 de abril de 1964), é um bispo católico brasileiro. É o quinto bispo da Diocese de Caxias do Maranhão, na Província Eclesiástica do Estado do Maranhão. Sebastião Lima Duarte, foi sagrado bispo aos 46 anos. O novo bispo de Caxias é maranhense de Carutapera  e nasceu no dia 03 de abril de 1964. Cursou filosofia e teologia no Centro Teológico do Maranhão, hoje, Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Em Roma, na Itália, cursou teologia e ciências patrísticas no Instituto Patrístico Augustinianum. Ordenado padre no dia 30 de novembro de 1991, mons. Sebastião foi pároco da paróquia Santo Antônio (catedral), Diocese de Zé Doca. Foi coordenador de pastoral e administrador diocesano; coordenador diocesano de liturgia; membro do Colégio de Consultores; professor de História da Igreja Antiga e Patrística no IESMA. Ordenado presbítero em 1991, era vigário geral da Diocese de Zé Doca – MA quando foi nomeado bispo diocesano de Viana em julho de 2010. Recebeu a ordenação episcopal no dia 18 de setembro de 2010 das mãos de Dom Carlo Ellena, Dom José Belisário da Silva e Dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges. Sua posse como bispo diocesano de Viana ocorreu em 25 de setembro do ano de 2010. Lema:” Fiat Voluntas Tua”  (Seja Feita Tua Vontade) Bispo de Caxias do Maranhão: 2017 Antecedido por: Dom Vilsom Basso