CARTA AOS PEREGRINOS DE ESPERANÇA DA DIOCESE DE CAXIAS

 

Gonçalves Dias – MA, 13 de abril de 2025

Domingo de Ramos

Amado povo de Deus, há 25 anos estávamos celebrando o Jubileu do Ano 2000. A chegada do novo milênio trazia consigo insegurança e medo devido às falsas profecias que prenunciavam o fim do mundo. De fato, as mudanças repentinas que a humanidade vinha sofrendo apontavam para isto. Porém, a Igreja convocou a todos para acordarem para o fato de que “Jesus Cristo, ontem hoje e sempre” foi, é e sempre será a esperança da humanidade. E desta forma, animou os fiéis para que pudessem adentrar o milênio de forma mais plena.

25 anos depois a humanidade se depara com um montante maior de fatos desanimadores: violências, relativização dos valores éticos e morais, banalização da morte, ceticismo, dentre tantos males ainda nos veio uma pandemia que angustiou e desanimou mais ainda boa parte da humanidade. O descuido com o Planeta aumenta numa escala de irresponsabilidade desenfreadas, gerando inclusive preocupantes alterações climáticas.

Pelo andar da carruagem está cada vez mais parecendo que não tem mais jeito para a humanidade. E neste clima turvo e obscuro a Igreja novamente nos chama a festejar a encarnação do Verbo, deixando claro que “A Esperança não decepciona” (Rm 5,5). O desafio atual é esperançar a humanidade.

Mesmo com as mudanças bruscas ocasionadas pela desumanização da humanidade, devemos agir no mundo como “Peregrinos de Esperança” , que buscam viver a Fraternidade. Até mesmo porque o que temos é porque “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31) e continuou fazendo de forma interligada para que todos vivessem a comunhão e a unidade.

Nós fazemos parte da criação, ao mesmo tempo que devemos ser guardiões da Casa Comum, portanto, temos que ter um zelo socioambiental. O bom uso dos recursos da natureza colabora para que possamos nos reconciliar com Deus, com o nosso próximo e conosco.

Somos “PEREGRINOS DA ESPERANÇA NA ECOLOGIA” . Com este tema, todas as Paróquias da Diocese de Caxias, são convocadas a participarem da ROMARIA DA ESPERANÇA NA ECOLOGIA INTEGRAL. Que será realizada no dia 27 de abril , tendo como ponto de partida a Igreja Matriz da Paróquia São João Batista em São João do Sóter , de onde sairemos em caminhada as 2h da madrugada e como destino final o Santuário Diocesano São Francisco das Chagas no Povoado Alto do São Francisco ainda em São João do Sóter.

O Ano Jubilar é um ano penitencial e de graças onde temos a oportunidade de pedir perdão pelas nossas faltas e recebermos indulgências plenárias. As romarias e peregrinações são ocasiões propícias para lucrarmos tais benefícios de Deus. Na ROMARIA DA ESPERANÇA NA ECOLOGIA INTEGRAL teremos esta oportunidade. Basta que você faça uma boa e sincera Confissão ao menos 20 dias antes ou 20 dias depois da Romaria, e na própria Romaria faça a caminhada, participe da Missa e comungue, faça um momento de Adoração Eucarística e reze ao menos um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai pelas intenções do Santo Padre.

Se revista de fé, esperança e contrição e venha caminhar conosco, ladeado pela proteção de São Francisco das Chagas e de Nossa Senhora das Graças.

Pe. Ricardo Rios

Equipe de Coordenação da Romaria

——————————————————————————————-

ROMARIA DA ESPERANÇA NA ECOLÓGIA INTEGRAL

TEMA: “Peregrinos da Esperança na Ecologia”.

DATA: 27 de abril de 2025

CONCENTRAÇÃO: São João do Sóter

SAÍDA: Igreja Matriz São João Batista

DESTINO: Santuário Diocesano São Francisco da Chagas

(Povoado Alto do São Francisco)

PROGRAMAÇÃO

I – 01:00h – CONCENTRAÇÃO

II – 02:00h – ABERTURA OFICIAL

1. Fala de DOM SEBASTIÃO DUARTE (BISPO DIOCESANO), concluindo com a Oração do Jubileu da Esperança;

2. Fala de Pe. LUZIMAR FONSECA (COORDENADOR DIOCESANO DE PASTORAL), concluindo com a Oração da Campanha da Fraternidade 2025;

3. Encaminhamentos Práticos – Pe. RICARDO RIOS (COORDENADOR DA ROMARIA), concluído com o Hino da Campanha da Fraternidade.

III. CINCO MOMENTOS

1. “Louvado sejas pelo irmão FOGO!”

Apresentação do Zonal III – Portal de Entrada da Cidade

2. “Louvado seja pela irmã ÁGUA”

Apresentação do Zonal V – Açude do Povoado Santo Antônio

3. “Louvado sejas pelo irmão AR”

Apresentação do Zonal II – Povoado Alto do Clodomir

4. “Louvado seja pela irmã TERRA”

Apresentação do Zonal I – Entrada para o Alto

– CAFÉ COMUNITÁRIO

5. “Louvado seja pelas irmãs FAUNA e FLORA”

Apresentação do Zonal IV – Povoado Alto de São Francisco na frente da Imagem de São Francisco

IV. ACOLHIDA DAS RELÍQUIAS DE SÃO FRANCISCO E EXECUÇÃO DO CÂNTICO DAS CRIATURAS

V. MOMENTO DE ADORAÇÃO EUCARISTICA

VI. SANTA MISSA DE ENCERRAMENTO E CONCESSÃO DE INDULGÊNCIA PLENÁRIA.

Procurar CONFESSAR-SE 20 dias antes ou 20 dias após à Romaria para poder obter Indulgência Plenária.

 

ORAÇÃO DO JUBILEU DA ESPERANÇA

Pai que estás nos céus, a fé que nos deste no teu filho Jesus Cristo, nosso irmão, e a chama de caridade derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo despertem em nós a bem-aventurada esperança para a vinda do teu Reino. A tua graça nos transforme em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho que fermentem a humanidade e o cosmos, na espera confiante dos novos céus e da nova terra, quando, vencidas as potências do mal, se manifestar para sempre a tua glória. A graça do Jubileu reavive em nós, Peregrinos de Esperança, o desejo dos bens celestes e derrame sobre o mundo inteiro a alegria e a paz do nosso Redentor. A ti, Deus bendito na eternidade, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

 

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025

Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências. Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes. Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida. Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!