A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a identidade visual da Campanha da Fraternidade (CF) 2026. Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a iniciativa busca despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã.

De a cordo com o assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen (foto à esquerda), a escolha do tema foi motivada por um pedido da Pastoral da Moradia e Favela e acolhida pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep).

 

A mensagem do cartaz

A imagem escolhida para representar visualmente a Campanha foi desenvolvida pela Assessoria de Comunicação da CNBB e traz elementos simbólicos que provocam reflexão. No centro, destaca-se a escultura “Cristo sem-teto”, um homem coberto por um cobertor, com o rosto e as mãos escondidos, mas com os pés feridos, revelando ser Jesus.

O fundo do cartaz exibe a silhueta de uma cidade dividida por duas cores, representando os paradoxos urbanos e sociais. Ao centro, uma igreja com uma cruz simboliza a presença da fé nesse contexto.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade (CF) teve início em 1961. Na ocasião, três sacerdotes, Dom Eugênio de Araújo Sales, Heitor de Araújo Sales e Otto Santana planejaram uma campanha com a finalidade de assegurar a ajuda aos pobres.

A Campanha é realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante a Quaresma, como caminho de conversão, solidariedade e compromisso social. Em 2026, a Coleta Nacional da Solidariedade, acontecerá no dia 29 de março.

Formação gratuita

Com o objetivo de promover, a partir da Boa Nova do Reino de Deus e em espírito de conversão quaresmal, a moradia digna como prioridade e direito, junto aos demais bens e serviços essenciais a toda a população, o Farol1817 lançará um curso em setembro deste ano.

A formação será dividida em sete módulos que cobrem desde fraternidade e moradia até movimentos pastorais e sociais.

Saiba mais sobre a Campanha aqui!