CORPUS CHRISTI CAXIAS 2025 – “EU SOU O PÃO DA VIDA” (JO 6,35)

É com grande alegria que convidamos os veículos de comunicação e PASCOMs da Cidade de Caxias para participar da coletiva de imprensa sobre o lançamento do Corpus Christi Caxias 2025, com o tema “EU SOU O PÃO DA VIDA” (Jo 6,35). Este tema é inspirado na Eucaristia, a fonte de vida da Igreja, e reflete a importância desse sacramento em nossas vidas.

A Igreja Católica, no mundo inteiro, celebra no próximo dia 19 de junho, a Solenidade de Corpus Christi, festa cristológica onde se celebra o Corpo e o Sangue de Cristo presente na Eucaristia. A celebração acontecerá na sede da Diocese de Caxias do Maranhão, local escolhido, Campo Rita Queiroz no Residencial Hélio Queiroz. Este ano, esperamos reunir cerca de 10 mil fiéis para vivenciar essa grande manifestação de fé, culminando em uma missa com a bênção do Santíssimo Sacramento.

O dia de Corpus Christi é um dia de preceito para os católicos, a data foi oficializada como feriado no estado do Maranhão, por decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), que oficializou como constitucional o feriado do dia de Corpus Christi, proposto na Lei nº 11.539/2021.

A tradição do Corpus Christi tem suas raízes na Idade Média, especificamente no século XIII. A origem dessa celebração está ligada à devoção à Eucaristia, o sacramento em que os cristãos acreditam na presença real de Jesus Cristo sob as espécies do pão e do vinho. A festa foi proposta pela primeira vez pela religiosa Juliana de Liège, uma monja belga, que teve uma visão em que desejava que houvesse um dia dedicado à adoração do Santíssimo Sacramento. Em 1264, o Papa Urbano IV instituiu a festa de Corpus Christi como um dia de celebração litúrgica, estabelecendo a data para a quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

A celebração se espalhou rapidamente pela Europa, e com o tempo foi incorporada a diversas tradições regionais. A festa é marcada por procissões nas quais o Santíssimo Sacramento é levado em um ostensório, além de celebrações litúrgicas e a preparação de tapetes de flores e serragens nas ruas, simbolizando a reverência ao Corpo de Cristo.
Assim, Corpus Christi se tornou aqui no Brasil uma das principais festas da Igreja Católica, celebrando a presença e a importância da Eucaristia na vida dos fiéis.

Apesar de acontecer no dia – 19 de Junho – a preparação para a Solenidade de Corpus Christi dura 54 dias, a contar da cerimônia de lançamento – 03 de Maio.

A coletiva será realizada no dia 03 de maio, às 9h da manhã, no Centro de Treinamento João Paulo II. Durante a cerimônia, teremos a presença do Bispo da Diocese de Caxias do Maranhão, Dom Sebastião Duarte, do Padre Gothardo Freitas Dias, Coordenador da Solenidade, e Alan Santos, Coordenador da Comunicação, além de membros das comissões organizadoras.

Coletiva de Imprensa: 03 de maio de 2025.
Local: Centro de Treinamento João Paulo II.
Coordenação Corpus Christi 2025: Padre Gothardo Freitas Dias.
Porta-voz e Coordenador da Equipe de Comunicação: Alan Santos.
Veículo Gerador da Transmissão: Tv REDEVIDA Caxias Canal 20.1
Redes Sociais: Instagram @diocesedecaxiasma e YouTube: @diocesedecaxiasma
Site Oficial: diocesedecaxiasdomaranhao.org

Agradecemos antecipadamente pela sua presença e cobertura deste importante evento. Para mais informações, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Assessor de comunicação: Alan Santos tel/zap (98) 985166399