SEMINÁRIO INTEGRADO: AGROTÓXICOS. 14ª ROMARIA REGIONAL DA TERRA E DAS ÁGUAS. MINISTÉRIO BOM SAMARITANO.
14 de maio de 2024

A  História da Igreja de São Benedito

Desde o final do século XVIII, um grupo de católicos ansiava por construir uma Capela em homenagem a São Benedito. Nessa intenção, enviou a São Luís uma petição, solicitando ao Bispado Maranhense a autorização para construí-la. Em 7 de junho de 1803, o Governador do Bispado, João de Bastos Oliveira, assinou a petição. Dada a autorização, os Caxienses logo fizeram o patrimônio da futura Igreja, consistindo em um quarto de léguas de terras de frente por meia légua de fundo. O termo de doação foi lavrado pelo escrivão Gonçalves Lopes de Matos e as terras foram doadas pelo fazendeiro Manoel da Silva Pinto, em 13 de agosto de 1803. A construção do Templo deve ter sido iniciada nesse mesmo ano e provavelmente foi concluída em 1815.